A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”.
O atendimento psiquiátrico visa promover o diagnóstico e tratamento das várias formas de sofrimentos mentais, sejam eles biológicos e/ou emocionais. As patologias atendidas englobam desde os transtornos de conduta na infância, assim como os transtornos de humor, como depressão e bipolar, psicoses, dentre elas a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade.
Tem como principal objetivo aliviar o sofrimento psíquico através de condutas terapêuticas que vão desde a psicoterapia até o tratamento medicamentoso.
Para tanto, realiza-se uma avaliação psiquiátrica que englobe toda a história clínica do paciente, bem como seus contextos sociais, familiares e ocupacionais.
O psiquiatra pode recorrer a profissionais de outras áreas para complementar suas hipóteses diagnósticas, como exames neurológicos, psicodiagnóstico, avaliação neuropsicológica, dentre outros. Para os procedimentos diagnósticos, utiliza-se os critérios d a CID-10 da Organização Mundial de Saúde, adotada no Brasil, e o DSM-IV da American Psychiatric Association, ambos norteadores na descrição das psicopatologias.