É uma área do conhecimento que estuda a aprendizagem humana e suas dificuldades. É um campo terapêutico que se propõe compreender os processos do desenvolvimento, cuja atuação objetiva prevenir ou intervir nas dificuldades de aquisição do conhecimento ocasionadas por fatores emocionais, cognitivos ou orgânicos.
Como objeto de estudo específico da Psicopedagogia, a aprendizagem humana vem sendo fundamentada sob os aspectos neurológicos (neuromotores) e psicológicos (afetividade e cognição), contemplando a integração de um sujeito que aprende (ou não) submetido à influência do meio em todo o seu processo evolutivo.
Neste contexto, o caráter relacional da abordagem psicopedagógica valoriza o global do sujeito, articulando o desenvolvimento e a aprendizagem, sob as dimensões biológica, social, cognitiva e afetiva.
A psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e desviantes, considerando a influência de fatores internos e externos- família, escola e sociedade- no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios, tendo portanto, caráter preventivo e terapêutico.
Atua na prevenção, diagnóstico e intervenção das possíveis causas que estariam determinando essas dificuldades de aprendizagem.