NPC Life
Psicopedagogia

Psicopedagogia

A Psicopedagogia

É uma área do conhecimento que estuda a aprendizagem humana e suas dificuldades. É um campo terapêutico que se propõe compreender os processos do desenvolvimento, cuja atuação objetiva prevenir ou intervir nas dificuldades de aquisição do conhecimento ocasionadas por fatores emocionais, cognitivos ou orgânicos.

Como objeto de estudo específico da Psicopedagogia, a aprendizagem humana vem sendo fundamentada sob os aspectos neurológicos (neuromotores) e psicológicos (afetividade e cognição), contemplando a integração de um sujeito que aprende (ou não) submetido à influência do meio em todo o seu processo evolutivo.

Neste contexto, o caráter relacional da abordagem psicopedagógica valoriza o global do sujeito, articulando o desenvolvimento e a aprendizagem, sob as dimensões biológica, social, cognitiva e afetiva.

O que é?

A psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e desviantes, considerando a influência de fatores internos e externos- família, escola e sociedade- no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios, tendo portanto, caráter preventivo e terapêutico.

O que faz p psicopedagogo?

Atua na prevenção, diagnóstico e intervenção das possíveis causas que estariam determinando essas dificuldades de aprendizagem.

  • Prevenção no âmbito escolar: om orientações aos pais nas questões relacionais, afetivas e emocionais envolvidas no ato de aprender, com orientações aos professores nas questões didático-metodológicas, etc.
  • Prevenção no âmbito clínico: Uma vez que, ao intervir em algumas dificuldades/transtornos de aprendizagem, pode-se evitar o aparecimento de outro(as).
  • Comportamento: No âmbito clínico, enquanto processo que permitirá ao profissional , através de avaliações psicopedagógicas, investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo recorrendo, para isso, a conhecimentos práticos e teóricos, objetivando obter uma compreensão global da forma de aprender do ser cognoscente, bem como , os desvios e dificuldades que estão permeando este processo ,levando a um prognóstico e encaminhamento para o problema de aprendizagem.
  • Intervenção: Utilização de recursos , meios e técnicas psicopedagógicas, objetivando contribuir para o melhor desempenho da criança ou adolescente na escola, ou fora dela, a fim de que possa superar suas dificuldades concernentes ao seu processo de aprendizagem.

Outros tratamentos
Agende o seu horário pelo WhatsApp